fbpx

Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

10 abr

5 dicas para gerenciar melhor o CONTAS A PAGAR

Como Gerenciar melhor o CONTAS A PAGAR

Gerenciar o contas a pagar é muito mais do que apenas pagar boletos bancários, fazer depósitos e honrar os compromissos com fornecedores. É sim acompanhar compras e contratos, garantir que os pagamentos sejam efetuados corretamente e principalmente que os serviços ou produtos adquiridos foram devidamente entregues e que estão a contento da empresa.

Gerenciar o contas a pagar de uma empresa requer muita responsabilidade e deve ser sempre efetuado com cuidado e controle. É através dessa atividade que a empresa consegue encontrar oportunidades de redução de custos, ou até mesmo alguns gargalos no processo produtivo ou de prestação de serviços.

Para que o gerenciamento do contas a pagar seja realmente eficiente, segue abaixo 5 dicas para te ajudar a organizar melhor esse setor:

  • Antecipe os pagamentos que oferecem descontos.

Alguns fornecedores dão esse benefício ao cliente, e sim, vale a pena utiliza-lo se o seu fluxo de caixa permitir que você antecipe o valor e economize. Por menor que essa quantia possa parecer, pensando no período de 12 meses, o montante pode ajudar a empresa a fazer uma reserva de caixa para futuros problemas.

 

  • Prorrogação de títulos.

Em caso de dificuldade de pagamento negocie antecipadamente! O Fluxo de caixa atualizado permite que o gestor saiba se haverá ou não recursos disponíveis para pagamento de todas as faturas emitidas contra a empresa. Assim que você observar dificuldade para honrar com todos os compromissos, negocie, antes mesmo de vencer. Essa atitude demonstra boa fé e melhora ainda mais o seu relacionamento com o fornecedor.

 

  • Comprar insumos em quantidade necessária.

Evitar comprar insumos ou outros materiais não necessários para a produção de bens e serviços em grande volume e que necessitem ficar armazenados por período muito grande é perigoso. O ideal é entender o fluxo de necessidade e comprar sob demanda. Esse controle evita descapitalização da empresa e aumento de custo fixo devido à armazenagem.

 

  • Monte um processo de pagamento eficiente que auxilie no controle de contas.

Utilizar um software de controle como o Sistema omie que ajude na manutenção do vencimento das contas e principalmente, na comparação com períodos anteriores é imprescindível para auxiliar nas novas compras, na negociação com fornecedores, além de permitir uma tomada de decisão mais eficiente.

 

  • Preparar relatórios com a posição financeira da empresa: Diariamente e semanalmente.

Relatórios com informações confiáveis são sempre muito importantes para que o gestor da empresa saiba o que está acontecendo. Isso faz com que ele junto com a equipe geral pense em estratégias de crescimento, ou até mesmo de redução e cortes.

Esta atividade é chave para o financeiro gerenciar melhor a empresa e através dela é possível auxiliar de forma positiva a gestão e tomada de decisão dos sócios/donos de qualquer empresa de maneira segura.

Hoje vemos muitas empresas fecharem as portas por falta de organização. Possuímos uma equipe completa e qualificada para ajudar sua empresa a manter seu financeiro sempre em dia, pois através do BPO financeiro já ajudamos muitas empresas a prosperarem. Gerencie bem do seu contas a pagar.

Manter o fluxo de caixa em dia é essencial para essa atividade ser verdadeiramente eficiente. Monte o seu com cuidado. Analise sempre. Dessa maneira sua empresa só irá prosperar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL